Páginas

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Dit Da Jow - O Vinho Medicinal Chinês


Dit Da Jow (Cantonês) ou Tieh Ta Chiao (Mandarim) significado “Vinho Tiro e Queda” (ou ungüento), se traduzirmos o termo literalmente. O Jow, como geralmente se refere, pode ser classificado em dois tipos: Han Dit Da Jow (frio) e Rei Dit Da Jow (quente).


O Jow quente é realmente aquecido para situações que requerem muita circulação, fluxo de sangue e drenagem linfática em uma área – como com a palma de ferro, onde o treinamento está constantemente magoando a pele, ossos, músculos e tecidos conjuntivos da mão e do braço, para ficarem mais duros e mais fortes, enquanto tenta manter os pontos de acupuntura na mão aberto de forma que você ao mesmo tempo possa projetar energia pela mão (Pericárdio 8 ou Coração 8 – observe-os em qualquer livro de acupuntura se você não estiver familiarizado com estes dois pontos).

O Jow frio é usado como um ungüento para ferimentos de propósitos gerais, quando houver dúvidas sobre o tipo de dano recebido e logo após o ocorrido. Suas propriedades são semelhantes ao Jow quente, exceto:
• não é aquecido,
• as ervas usadas são diferentes e,
• promover a dissolução de sangue estagnado, linfa e circulação de chi.

Ambos os tipos são esfregados na pele antes e depois de um treinamento, para melhores resultados. Deve se manter em mente que todo o segredo do Jow, está na fricção. Apenas a manipulação do tecido macio promoverá muitas das qualidades curativas sem o Jow, entretanto ele acelera o tempo curativo e previne a drenagem imprópria e problemas de estagnação.

Usa ervas chinesas comuns que são a maior parte fáceis de encontrar em catálogos de ervas ou lojas herbárias se houver um bairro ou comunidade chinesa perto de você (mas caso não consiga as ervas chinesas, utilize ervas brasileiras ou americanas com propriedades cicatrizantes).

1.Erva de Santa Maria 2.Barbatimão 3.Timbassiba 4.Didal 5.Arnica 6.Confrei 7.Cravo da índia 8.Bássimo 9.Cavalinha 10.Aroeira 11.Assa peixe ou mata campo 12.Malva 13.Sálvia 14.Sabugueiro 15.Beladona 16.Balsamo 17.Gengibre 18.1/8 xícara de óleo de pimenta-de-caiena 19.Feno-grego 20.Orelha de Urso 21.Bardana 22.Nogueira 23.Tanchagem 24.Babosa 25.Calêndula 26.Dente de leão 27.Erva de são João 28.Guaco 29.Garra do diabo 30.Guaça tonga 31.Bolsa de pastor 32.Óleo de Gualtéria (Gaultheria procumbens – O óleo é feito colocando um pouco dessa erva no azeite de oliva e fervendo por alguns minutos) 33.Cânfora 34.Artemísia 35.Borneol 36.Unha de gato 37.Mirra 38.Musk 39.Sete sangrias 40. Noz (Juglans Nigra) 41.Corobinha 42.Espinheira sant 43.Erva baleeira 44.Urtiga dióica 45.Ipê roxo 46.Mentruz 47.Própolis 48.Catechu 49.Alfazema 50.Óleo de eucalipto 51.Gergelim 52.Ginseng 53.Alfavaca 54.Alcachofra 55.Cinnabar 56.Cirsium 57.Pinellia 58.Camomila 59.Licopódio 60.Alecrim

Use 30 gramas de cada erva, verta-os em um jarro de vidro (ou misture tudo na garrafa de álcool (vodca, conhaque, vinho ou gim) – todas as ervas devem ter sido moídas ou estarem diminuídas o bastante para passar pelo gargalo). Deixe em um lugar escuro, mexendo ocasionalmente, e após um determinado período de tempo estará pronto para usar. Quanto mais tempo deixar essa mistura macerando no escuro, melhor serão seus efeitos de cura.

Classicamente quando você faz o Jow, ele deve ser enterrado por um período estendido de tempo antes de estar pronto para ser usado. Não havia nenhum argumento mágico ou místico por detrás disso. A luz solar e o calor oxidam as ervas e alteram suas propriedades químicas, lembrando que se fazia ao redor do ano 1700, onde você iria guardar esta matéria-prima quando você precisar de escuridão fria e um lugar seco? E o que você usa para fermentar e envelhecer sua mistura herbária para extrair os princípios ativos das ervas? Álcool. Isso é por que um Whískey de 100 anos é considerado tão bom.

Se você deseja ter as ervas bem saturadas, verta a mistura em um recipiente de cor escuro e coloque-o em um armário onde não seja muito quente, e periodicamente sacuda o ungüento algumas vezes durante a semana. Você deve notar que se fizer deste modo tradicional, então as ervas devem ser moídas, e não em pó. E quanto mais tempo elas fiquem na garrafa, mais forte o Jow se tornará. Esta é a razão pela qual muitos mestres de Kung Fu tradicional ou classicamente treinados não compram o Jow em lojas, mas preferem fazer o seu próprio. O Jow comprado em loja, nunca tem em seu fundo um “depósito” de ervas que são usadas em sua confecção.

O praticante de Kung Fu, e em especial do estilo Shaolin, normalmente precisa de Jow nas mãos, antebraços e em outras partes do corpo dependendo do tipo de treinamento em Qigong (Chi Kung) Marcial. As primeiras vezes em que você tentar socar com as últimas três juntas das mãos, os vasos sanguíneos normalmente são rompidos entre as duas últimas juntas. O Jow deve ser aplicado entre as juntas antes e depois do treino com o saco de esferas de ferro. Uma razão muito importante para isto é porque dois pontos de acupuntura muito poderosos residem nesses dois vales e são responsáveis pelo sistema hormonal e intestino delgado.

Com qualquer tipo de contusão ou estagnação de sangue, podem acontecer problemas na circulação e na saúde em geral. Ao fazer qualquer trabalho prolongado com o antebraço, onde contusões podem acontecer, o Jow precisa ser aplicado nos mesmos. É importante que o Jow não seja esfregado em feridas abertas, seja bebido ou aplicado nos olhos.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Como tornar a atividade física um hábito


Embora a maioria das pessoas conheça os benefícios e a necessidade de se praticar exercícios físicos com regularidade, muitas delas desistem pouco depois de começar a treinar. Pesquisas apontam que as maiores causas dessa desistência são a preguiça e a falta de tempo. Bom seria se a questão fosse assim tão simples. Treinar exige hábitos e mentalidade de guerreiro, porém isso pode ser aprendido. Nesse artigo darei dicas práticas para vencer o peso da rotina e transformar a atividade física num hábito prazeroso e transformador.
1)      O primeiro passo é entender o ponto de onde partimos.Quando decidimos, somos orientados, ou obrigados a iniciar atividades físicas regulares iniciamos, ao mesmo tempo, uma luta contra hábitos, crenças e pensamentos antigos. Tudo isso vai influenciar nossa resistência a frustração, contribuindo para o abandono dos exercícios. Hábitos antigos se referem aos nossos costumes: a cervejinha diária, a vida excessivamente voltada ao trabalho, o namoro com o sofá e a TV, a badalação, etc. As crenças são esquemas mentais que funcionam como regras para nossa relação com mundo ou com nós mesmos. Podemos ter crenças negativas, como a de que exercícios são cansativos, só causam dores e lesões, que é coisa de atleta, coisa de gente burra ou desocupada, que ficaremos com o corpo estranho, ou que somos incapazes, sem habilidade, feios demais pra estar no meio de gente bonita, entre outros. Os pensamentos são influenciados por essas crenças e, por isso, às vezes parece que tudo no mundo está errado, passando mil idéias negativas automaticamente em nossa mente. Como isso nos afeta? Cada uma dessas coisas que citei funciona como reforçadores do nosso comportamento e na maioria das vezes que temos experiências negativas tendemos a voltar para eles, pois nos dão prazer, ou proteção. Por isso, quando o corpo doer em função dos exercícios, ou os resultados derem a impressão de nunca chegar, a frustração vai bater e sentiremos vontade de desistir, beber, fumar, comer, dormir, reclamar da academia, do professor, das calçadas, ou seja, voltar para tudo aquilo que parecia funcionar muito melhor antes. Não desista! Reconheça seus hábitos, crenças e pensamentos antigos, para substituí-los por uma nova realidade.
DICAS: busque novos reforçadores, alimentando sua mente com novos hábitos, relacionados ao novo estilo de vida; você pode ler mais sobre atividade física, escutar músicas que tocam na academia, ler livros e sites motivacionais, acompanhar atividades esportivas, malhar quando se sente pra baixo, conversar com as pessoas sobre exercícios e esportes, etc. Traga essa realidade para o seu dia-a-dia. Não deixe que ela fique reservada apenas para aquela caminhada no fim do dia. Seja criativo, ao seu favor! Isso te dará mais ânimo e vontade de prosseguir.
2)      O segundo passo é saber para onde desejamos ir. Quais são seus objetivos em relação a atividade física: perder peso, melhorar a saúde, condicionamento físico, beleza, competição, melhorar a auto-estima, sentir prazer? Começar sem um plano e uma meta vai aumentar a impressão de que os resultados demoram, gerando sentimentos de frustração e, além disso, não fornecerá reforçadores essenciais para continuarmos com as atividades. Por isso: 1) estabeleça claramente seus objetivos; 2) fragmente o máximo que puder as suas metas e crie prioridades. Recentemente, um amigo me relatou que entrou na academia. Seu objetivo é perder 30 kilos em 4 meses, quando terá um evento importante e quer estar mais bonito. Há um mês matriculado, até agora foi cerca de 4 dias, pois anda sem tempo. Ele considera seu trabalho mais importante e adora fazer hora extra. Quando chega em casa, come e dorme. Nos dias em que lhe sobra tempo não tem ânimo para praticar exercícios, mas quando finalmente consegue ir, fica muito dolorido no outro dia e acaba tirando um tempo para descansar. Resultado: está engordando. O que tem de errado nesse plano? Aposto que tem gente dizendo “tudo”! Ele estabeleceu um objetivo irreal para a sua realidade; escolheu priorizar o trabalho; e encara a meta de modo inteiro, tornando-a esmagadora, desmotivadora. Perder um kilo por semana é muito mais fácil que perder 30 kilos em quatro meses. Isso acontece porque nossa mente, destreinada, perde o foco, os resultados aparentam ser insignificantes diante do todo, gerando desânimo, abalando a auto-estima; o tempo, por seu lado, nos faz acreditar que “amanhã a gente recupera”, alimentando a preguiça, falta de disciplina, prejudicando a assertividade, a capacidade de fazer as coisas quando elas precisam ser feitas.
DICAS: coloque no papel o seu objetivo e estabeleça um plano para alcançá-lo; a partir daí, fragmente suas metas e caminhe passo à passo. Como as metas são pequenas, você verá resultados rápidos, principalmente os de superação. Isso funcionará como reforçador e você sentirá vontade de ir além. Estará condicionando seu corpo e sua mente. Caso sinta necessidade, fragmente suas metas ao extremo, dia após dia, por exemplo: meta de hoje – “malhar”’; meta de hoje – “malhar e não comer pizza”.
3)      O terceiro passo é associar valor: o valor que damos as coisas, pessoas e circunstâncias é a chave que move tudo. Algumas pessoas ficam tristes e comem. Quando engordam se sentem piores. Outras ficam irritadas e quebram as coisas, se arrependendo logo em seguida. Ainda tem aquelas que ficam felizes, entregam-se na noite e acordam sentindo-se culpadas e machucadas. No entanto, tem gente que diante de tudo isso vai treinar, voltando para casa se sentindo mais calmo, feliz e forte. Isso ocorre por causa do valor que eles associaram ao treino: vitória, bem-estar. O que você quer sentir na vida? Como você quer se sentir ao olhar para trás? Não acredite em limites impostos. Tenha claro quais são os seus objetivos, prepare-se para lutar contra você mesmo e vencer, estabeleça metas que possa atingir e se fortaleça. A atividade física é sua escolha? Então associe valor a ela.
DICAS: observe as reações do seu corpo e sua mente, o bem-estar que o exercício proporciona; veja como dorme melhor, acorda mais animado, trabalha com maior vigor; avalie seus progressos; exija um pouco mais de si mesmo quando chegar a hora; fique atento às reações positivas da pessoa, talvez você esteja chamando mais a atenção por aí. Essas são sensações, sentimentos e pensamentos que, definitivamente, te farão prosseguir.
Exercícios físicos regulares representam um estilo de vida. Isso não quer dizer que acabou a festa, que temos que dar adeus as demais coisas prazerosas da vida. Significa apenas que você estará mais saudável e em melhor forma para viver com maior qualidade e satisfação. Sem falar nos profundos benefícios psicológicos que eles proporcionam, mas isso fica para um próximo artigo. Bons treinos!!!!
O post publicado possui autorização expressa do autor, todo o conteúdo exposto é de responsabilidade do mesmo.

Enviado pelo Maurício Mendonça Psícologo Clínico CRP: 08/14124

quinta-feira, 8 de março de 2012

Cloreto de Magnésio


O magnésio é um dos minerais essenciais para a regeneração celular, e é utilizado em mais de 350 reações enzimáticas no organismo, mais do que qualquer outro mineral. Ao lado de oxigênio e iodo, o magnésio é o terceiro elemento mais importante para sustentar a vida, assim como para reverter as doenças e o envelhecimento.
 Estima-se que 80% da população dos países "ocidentais" têm deficiência de magnésio.
O magnésio é um mineral calmante para relaxar os músculos, relaxar as artérias e nervos excitados, enquanto o cálcio contrai os músculos. O magnésio é rapidamente utilizado pelas glândulas supra-renais em momentos de stress. O magnésio mantém o potencial elétrico (voltagem) através da membrana dos nervos e músculos e aumenta a capacidade das células brancas do sangue para combater as infecções em 300%.
O corpo não retém o magnésio como faz com o cálcio. O magnésio é excretado como resultado de alto estresse, ingestão de açúcar, cafeína, álcool, diarréia, e dietas ricas em proteínas e frutas.
Quando se trata da cura e da própria vida, depois da água que bebemos e do ar que respiramos, o magnésio faz jus a sua importância como o mineral do milagre que pode salvar-nos em época de extrema necessidade. Chamado de "mineral da bela" pelos chineses antigos, sua beleza é vista no poder de cura absoluta que ele contém. É nada menos que um mineral milagroso. Ele tem a chave para centenas de reações enzimáticas essenciais e os processos celulares. Cloreto de Magnésio, quando fornecidos em quantidades suficientes, pode melhorar a fisiologia celular de uma forma muito poderosa. 
Poucos sabem que o Cloreto de Magnésio é um impressionante lutador contra infecção e ainda menos sabem que uma forma eficiente para fornecer magnésio para todas as células é feita por meio transdérmico (Isso aconteceria naturalmente se passamos horas por dia de banho no mar).
Por que precisamos de Magnésio?
O magnésio é essencial para o funcionamento de centenas de processos enzimáticos diferentes no corpo, particularmente aqueles que produzem, armazenam, transportam e utilizam a energia. O magnésio é importante para os seguintes processos metabólicos:
·  Na síntese da proteína: DNA e RNA em nossas células que necessitam de magnésio para o crescimento e desenvolvimento celular.
·  Para aumentar os sinais elétricos que devem percorrer os nervos do nosso corpo (incluindo os impulsos para o cérebro, coração e função pulmonar).
·  Regular e distribuir a energia em todo o corpo.
·  Para pressão arterial normal, tônus vascular. Para transmissão de sinais das células nervosas, e do fluxo sangüíneo.
·  Para nervos e funções musculares.
Os sinais de deficiência de magnésio:
Como o magnésio é fundamental para praticamente todos os processos metabólicos podem ajudar a restabelecer a saúde em quase qualquer distúrbio de saúde e tem sido utilizado como uma pedra angular na terapia sistêmica de minerais e vitaminas desde a década de 1980. O Cloreto de Magnésio deve fornecer benefícios para as pessoas com qualquer um dos distúrbios listados abaixo, mas também tem amplos benefícios para uma boa saúde geral.
A coisa mais importante e crucial que precisamos fazer é compensar, de maneira mais eficiente possível, nossas deficiências de magnésio.
·  Insônia
·  Obesidade
·  Enxaqueca
·  TPM (SPM)
·  Instabilidade emocional
·  Depressão / Apatia
·  Raiva
·  Nervosismo
·  Ansiedade
·  Epilepsia
·  Pedras nos rins
·  Insuficiência Cardíaca Congestiva
·  Fadiga Crônica
·  Pressão arterial alta (hipertensão)
·  Constipação
·  Diabetes
·  Cãibras musculares
·  Osteoporose
·  Artrite
·  Artrose
·  Pedras nos rins
·  Problemas de memória
·  Ruído Sensibilidade
·  Dormência e formigamento
·  Tiques nervosos
·  Transpiração excessiva
·  Anorexia
·  Asma
·  Envelhecimento acelerado.
 Cuidados:
 O cuidado é necessário em casos de deficiência renal / distúrbios renais.
Cloreto de Magnésio é paradoxalmente tanto calmante como energizante. O uso prolongado (principalmente se tomado por via oral) tenderá a ajudar a dormir, mas a curto prazo os efeitos de ativação em pessoas sensíveis, especialmente se usado na parte da tarde ou à noite, pode eventualmente causar inquietação ou dificuldade para dormir.



Fontes:


segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Você Sempre Jovem


Nesse Post eu trago uma entrevista do Médico Mehmet Oz a revista veja. Recebi essa por e-mail e gostei do que li. Achei legal sua abordagem em relação ao envelhecimento e nada melhor do que repartir aqui essa leitura:



ENTREVISTA DA VEJA

Veja - Existe uma fórmula para se manter jovem por mais tempo?

Oz - Sim.
Há catorze agentes principais envolvidos no envelhecimento. Sete retardam o processo, como os antioxidantes, e sete nos enfraquecem, como a atrofia muscular. É preciso manter esses agentes sob controle. O primeiro passo para alcançar esse objetivo é pensar não na possibilidade de ficar doente, mas na necessidade de manter o organismo saudável. Deve-se tirar o foco da prevenção dos males e direcioná-lo para a preservação da saúde. Se ninguém mais morresse de câncer e de doenças cardiovasculares, a expectativa de vida média do ser humano subiria apenas nove anos. Isso mostra que, para aumentar consideravelmente a expectativa de vida, não basta evitar doenças. É preciso cuidar do corpo para que ele não enfraqueça. Quando uma pessoa envelhece, doenças potencialmente fatais, como o câncer e o infarto, não aparecem de imediato. Antes que elas se instalem, o corpo torna-se mais frágil e vulnerável.

Veja - O que fazer para evitar que o corpo se torne frágil e vulnerável?

Oz - Meu novo livro, "You Staying Young" (Você Sempre Jovem, ainda sem previsão de lançamento no Brasil),
trata exatamente desse tema.
Os exercícios físicos são uma ferramenta essencial. Eles combatem o primeiro sinal do envelhecimento, que é a perda de força muscular. Outros recursos importantes são alimentar-se bem e meditar. Uma boa recomendação é a prática do tai chi chuan, exercício oriental que combina equilíbrio, coordenação motora e também meditação. Se todos adotassem essas medidas, a vida média da população poderia subir para 110 anos. Quanto à alimentação, não podem faltar nutrientes como o resveratrol da uva e o licopeno do tomate, que são poderosos antioxidantes. O principal, mas também o mais difícil, é controlar a quantidade dos alimentos. De qualquer forma, todo mundo deve comer um pouco menos do que tem vontade.

Veja - Fazer várias pequenas refeições por dia, como recomendam alguns médicos, faz bem para a saúde?

Oz - Deve-se comer de três em três horas.
Se o intervalo é maior, a taxa de hormônio grelina, que estimula a fome, começa a subir. O problema é que, após uma refeição, ainda demora trinta minutos para que a taxa desse hormônio volte a baixar. Em conseqüência disso, acaba-se comendo mais do que se deveria. O mais importante, além de comer alguma coisa a cada três horas, é trocar as refeições grandes por pequenas, intercaladas por lanchinhos. Esse conceito não foi criado por mim. É o que mostram as pesquisas científicas.

Veja - O que o senhor considera refeições grandes e pequenas?

Oz - Uma refeição grande ultrapassa 1.000 calorias.
Uma pequena tem, no máximo, 500. Quem consome por volta de 2 000 calorias diárias pode fazer duas refeições de 300 calorias cada uma e outra maior, de até 800. Os lanchinhos podem ter até 250 calorias.

Veja - O que deve ficar de fora do cardápio?

Oz - Existe uma regrinha fácil de ser usada, a regra dos cinco.
Para isso, é preciso examinar o rótulo dos alimentos. Cinco ingredientes não podem estar entre os primeiros listados no rótulo. São eles: gorduras saturadas, gorduras trans, açúcar simples, açúcar invertido e farinha de trigo enriquecida. Dois desses nutrientes são gorduras, dois são açúcares. Os dois tipos de gordura podem estimular processos inflamatórios no fígado que forçam a produção de substâncias deletérias, como o colesterol. Também fazem com que o fígado fique menos sensível à insulina, aumentando o risco de diabetes. Os açúcares listados fazem mal por estimular a produção de insulina, o que aumenta o depósito de gordura corporal. O pior é que esses cinco itens são os mais comuns nas dietas atuais.

Veja - O cardápio básico do brasileiro, composto de arroz, feijão, carne e salada, é saudável?

Oz - A princípio, sim.
Esse cardápio contém exatamente os nutrientes para os quais a digestão humana está preparada. Mas os brasileiros comem carnes muito gordas, o que é errado. Antigamente, no mundo inteiro, quando os métodos de criação do gado eram mais simples, a porcentagem de gordura dos melhores cortes da carne bovina era, em média, de 4%. Hoje é de 30%. Outro problema dos hábitos alimentares do brasileiro é que ele come arroz em excesso, o que não traz nenhum benefício. Melhor seria adotar o arroz integral. Os alimentos integrais têm mais fibras, o que os mantém mais tempo no intestino e diminui a absorção de açúcar pelo organismo. Uma vantagem dos brasileiros é ter à disposição enorme variedade de frutas e vegetais maravilhosos, por preço razoável.

Veja - Os hábitos que o senhor propõe para prolongar a vida são relativamente simples, mas exigem controle estrito sobre as atividades do dia-a-dia. Como exercer esse
controle?
Oz - A palavra-chave é automatizar.
Ou seja, fazer desses hábitos uma rotina, sem precisar pensar muito neles. Acordar, escovar os dentes e passar o fio dental, para reduzir a quantidade de bactérias prejudiciais à saúde. Beber muito líquido ao longo do dia, principalmente água e chá verde. Dormir ao menos sete horas por noite. Durante o sono se produz o hormônio do crescimento, essencial mesmo para quem já é adulto, pois prolonga a juventude. Caminhar meia hora por dia e praticar exercícios que façam suar três vezes por semana. Meditar cinco minutos diariamente, o que pode estar embutido na prática de ioga ou tai chi chuan. Evitar alimentos que estejam na regra dos cinco, que mencionei anteriormente. Uma última coisa: estreitar o relacionamento com as pessoas próximas e abster-se de julgá-las. Em vez de julgar os outros, é melhor tomar conta de si próprio.

Veja - Abster-se de julgar os outros ajuda a manter a juventude?

Oz - Sim, da mesma forma que resolver situações de conflito.
O conflito não traz nada de positivo. É apenas desgastante. Costumo recomendar a meus pacientes que procurem as pessoas com quem mantêm uma relação de animosidade e tentem resolver o impasse. Essa é uma atitude para o bem-estar próprio. Não há nada de altruísta nela. É uma atitude egoísta.

Veja - O que o senhor acha das dietas para emagrecer que surgem e viram moda a cada seis meses?

Oz - Essas dietas fazem sucesso, mas são péssimas para a saúde.
A alimentação não deve ser encarada como uma maratona para a perda de peso. Uma dieta que tenha como chamariz o emagrecimento rápido não é confiável. Comer menos do que o corpo necessita é uma agressão à fisiologia. Ou seja, aos processos químicos que fazem o organismo funcionar. Quando a fisiologia é desprezada, os resultados das dietas são transitórios.

Veja - Por que o senhor recomenda cuidados com o jantar?

Oz - Na verdade, há uma única regra a observar: deve-se jantar pelo menos três horas antes de dormir.
Deitar logo após a refeição facilita o acúmulo de gordura, principalmente na cintura. Além disso, comer muito tarde prejudica o sono.

Veja - O senhor recomenda beber muita água durante o dia. Quanto se deve beber exatamente?

Oz - Deve-se beber uma quantidade suficiente para que a urina esteja sempre clara.
Isso varia de um dia para o outro. Em dias quentes, sua-se muito e, por isso, é preciso beber mais água. Para quem não abre mão da cafeína, sugiro chá verde. Em lugar de quatro cafezinhos por dia, beba quatro copos de chá verde. Essa bebida concentra muitos antioxidantes e nutrientes bons para a saúde.

Veja - Muitos ambientalistas condenam o consumo de água engarrafada. Do ponto de
vista da saúde, ela é melhor que a água da torneira?
Oz - Eu acho um erro beber água engarrafada.
Há dois problemas principais com ela. O primeiro é que, se a garrafa plástica não for reciclada, pode contaminar os mares e os rios. Isso prejudica o meio ambiente e, indiretamente, a saúde. O plástico das embalagens vai parar nos peixes que comemos. O resultado é que 97% das pessoas apresentam resíduos de plástico no organismo, o que interfere no sistema hormonal. Esses resíduos estimulam os receptores de estrogênio, o hormônio feminino. Em excesso, o estrogênio pode causar câncer e outros problemas. As toxinas contidas no plástico também aceleram o envelhecimento. O segundo problema é que, como a água engarrafada não apresenta vantagens com relação à água da torneira, trata-se de um desperdício de dinheiro.

Veja - O senhor recomenda exercícios físicos que provoquem suor. Exercícios leves são inúteis?

Oz - Essas recomendações visam à
saúde cardiovascular. Para essa finalidade, apenas os exercícios moderados ou intensos, que fazem suar, apresentam benefícios. Mas os exercícios suaves e de baixo impacto têm valor. Mesmo a caminhada movimenta grandes músculos, como os das coxas e dos quadris, que consomem muita energia. Como o gasto calórico muscular é maior durante o exercício, a queima de calorias aumenta.

Veja - Os suplementos vitamínicos são criticados em muitos estudos científicos. O que o senhor acha deles?

Oz - Eles são eficazes, mas prometem mais do que cumprem.
Na verdade, os médicos saem da faculdade sem conhecimentos suficientes sobre os suplementos e são forçados a tirar suas próprias conclusões. De modo geral, uma suplementação só é necessária quando as vitaminas não são obtidas naturalmente com a alimentação. Por outro lado, acredito que determinadas vitaminas podem melhorar a qualidade de vida e a longevidade. Entre elas estão as vitaminas A, B, C, D e E, além de cálcio, magnésio, selênio e zinco. A vitamina D é importantíssima, pois previne câncer e osteoporose. Principalmente nos países mais frios, onde a exposição solar é restrita, os suplementos são essenciais.

Veja - Além dos procedimentos já descritos nesta entrevista, o que mais o senhor faz para adiar o envelhecimento?

Oz - Minha receita principal de juventude é brincar com meus filhos.
Também procuro descobrir coisas novas todos os dias. Aprendo ao conversar com os outros e, apesar de ser muito assediado para responder a perguntas, por causa de minha atuação na TV, prefiro perguntar, saber como é a vida das pessoas, como elas trabalham. Isso faz minha mente exercitar-se.

Veja - Nos últimos anos, o aperfeiçoamento do tratamento clínico fez cair o número de cirurgias cardíacas. Essa é uma tendência em outras especialidades médicas além da cardiologia?

Oz - Sem dúvida.
Os recursos clínicos tornaram-se mais eficazes tanto para a prevenção de doenças quanto para seu tratamento. Por isso, assim como na cardiologia, a cirurgia deixou de ser a primeira opção em outras áreas. Há poucos anos, quando o paciente machucava o joelho, ia direto para a sala de operação. Agora, ele vai para a sala de fisioterapia. Essa tendência também é evidente nos casos de diverticulite, uma inflamação do intestino, que passou a ser tratada com o consumo de fibras. O mesmo acontece com pacientes que apresentam doença arterial obstrutiva periférica. Antes eles iam para a faca. Agora, recebem como orientação deixar de fumar e caminhar. Mesmo que sintam dor num primeiro momento, essa é uma maneira de estimular o crescimento de novos vasos sanguíneos para substituir os danificados.

Veja - O senhor já esteve no Brasil. Como foi sua experiência no país?

Oz - Visitei o Brasil há muitos anos, quando ainda era estudante de medicina.
Fui ao Rio de Janeiro e conheci o doutor Ivo Pitanguy. Também fiquei deslumbrado com as frutas brasileiras e com as lojas de sucos. Elas misturam frutas e outros vegetais, uma combinação pouco convencional. Conheci o açaí, que até hoje está no meu cardápio. Compro açaí em Nova York mesmo. É um dos alimentos com maior concentração de antioxidantes. Planejo voltar ao Brasil em meados do ano que vem para gravar um programa. Quero muito ir à Amazônia e conhecer as plantas medicinais da região.

 

sábado, 19 de novembro de 2011

EQUILIBRANDO-SE NO VERÃO


Olá leitores, ao contrário que a televisão diz, o verão já chegou. E mais uma vez precisamos conhecer essa estação e nos preparar adequadamente. Novamente consultei o livro Manual do Herói de Sônia Hirsch para trazer dicas de como passar o Verão numa boa. Então boa leitura e um ótimo verão cheio de energia e alegria...

  
SOBRE O VERÃO
No verão, o sol reina; o coração reina em nós. No verão não se deve forçar nada, pois já não é tempo de criar. A vida alcança sua plenitude exatamente do jeito que está. Conselhos do Imperador Amarelo para bem viver o verão: "As pessoas não devem se cansar durante o dia nem consentir que seu espírito se irrite. Devem permitir que se desenvolvam as melhores partes de seu corpo e de seu espírito; devem permitir que seu hálito se comunique com o mundo exterior e devem proceder como se amassem tudo o que existe exteriormente.”Procuramos sombra e água fresca, não gelada: não se trata um extremo com outro. No frio usamos os mornos, no calor usamos os frescos. As bebidas geladas cortam o calor do aquecedor médio (que faz parte do sistema triploaquecedor), provocando a dilatação do estômago e do intestino e favorecendo resfriados e parasitoses intestinais, entre outros inconvenientes. Aliás, na tradição chinesa não se come nada frio: no mínimo os alimentos são passados numa chapa. Peixe cru, jamais, nem carne crua, pois dizem que provoca estagnação ao nível dos intestinos. Duas regras de cozinha chinesa explícita, cozinhar sempre e nunca cozinhar muito. É por isso que eles cortam os vegetais em charmosos pedacinhos finos, que cozinham depressa sem perder sabor nem vitaminas. Mais água: no verão é bom estar perto dela para moderar Fogo. Mais sombra: não comer a céu aberto, seja noite ou dia, e comer pequenas quantidades de cada vez. Evitar o vento; procurar lugares tranqüilos e acalmar o espírito. Tudo o que está em ressonância com Fogo fica mais ativo no verão, portanto mais sujeito a desequilíbrios. Aqui o sabor amargo já predomina, então a pedida é reduzir o amargo e reforçar os picantes, que protegem Metal, e os salgados, pois Água  modera Fogo e nutre Madeira. Caprichando nos alimentos de natureza neutra e fresca, como convém a quem espera o outono.
ELEMENTO FOGO
Neste setor a energia vital é exuberante como o sol do meio-dia em pleno verão, irradiando seu calor em todas as direções. A semente que virou planta na primavera já está soltando botões, flores, frutos. Nós também desabrochamos e nos mostramos ao mundo vestindo pouca roupa, encontrando as pessoas, falando e ouvindo, desfrutando   do   calor   sem   pressa,   vivendo   o   que   somos   sem esforço. Também temos um sol em nós, representado pelo coração, que irradia calor humano através dos sentimentos e produz alegria. Qualquer problema envolvendo a troca de calor humano revela desequilíbrios em Fogo. Se estamos eufóricos, hiperexcitados, ou fechados e sisudos, e se nossos ouvidos misturam os sons e nossa língua não exprime com facilidade o que queremos dizer, é como se os movimentos  normais  do  coração  estivessem  desregulados. Para os chineses, coração e mente são as mesmas coisas; os pensamentos são movimentos do coração, e o coração é o soberano do corpo/mente/espírito. Fogo em equilíbrio nos dá bons pensamentos, boa vontade, bons sentimentos e facilidade de comunicação, tudo regido por uma alegria essencial à nossa vida. Alegria, mas não bobeira; quem ri à toa mostra problemas em Fogo. E também quem fica contando piadas compulsivamente, quem dá gargalhadas escandalosas o tempo todo, quem não ri nunca, quem não fala o que sente, quem fala demais, quem não consegue entender nem ser entendido, quem não retém as emoções boas, quem está sempre do contra, quem não tem amigos, quem é gelado. Fogo traz calor e ativa a circulação sanguínea, deixando a tez corada e fazendo suar. O coração bombeia sangue a vida inteira, num ritmo determinado pelos pulmões, enquanto sua víscera parceira, o intestino delgado, separa do bolo alimentar os nutrientes que vão enriquecer o sangue e renovar as células. Dos quatro meridianos de Fogo - coração, intestino delgado, circulação-sexo e triploaquecedor - os dois últimos têm funções muito especiais. Circulação-sexo é um protetor do coração, age como anteparo para que o soberano nunca seja atingido diretamente, e influi muito na nossa vida amorosa e sexual.Triploaquecedor mantém a temperatura dos órgãos internos como ela deve ser, nem quente nem fria, e age nas três alturas do tronco: alta, média e baixa. Febre, sensação de aridez, falta de calor e de comunicação com as pessoas, frieza amorosa, má circulação, digestão difícil, extremidades frias, sensações de frio e calor despropositadas, veias varicosas, hemorróidas, dificuldade de se colocar em relação ao mundo, confusão de emoções e pensamentos, dificuldade de concluir o que foi iniciado, desejos fortíssimos que atropelam os outros, descaso pelos sentimentos próprios ou alheios: problemas no Setor Fogo.
SOBRE A ALIMENTAÇÃO
O sabor salgado tonifica a energia do coração, o sabor doce e o sabor amargo dispersam a energia do coração, o sabor ácido harmoniza a energia do coração. O sabor pouco amargo tonifica a forma do coração; o muito amargo, o doce, o picante e o salgado dispersam a forma do coração. Como você vê o coração é sensível! A fortaleza de Fogo está na capacidade do coração em governar os
sentimentos. O excesso ou a deficiência do sabor amargo vão fazer com que a pessoa de Fogo negue o que sente, ou tenha medo de demonstrar, ou ainda que se mostre excitada demais com seus sentimentos e espante as pessoas que atraiu. Isso geralmente se reflete no comportamento sexual, que sem a presença do sentimento deixa Fogo muito frustrado. Nesse caso a libido pode se deslocar para a comida, por exemplo. E Fogo frustrado bufa, grunhe, rosna, resmunga, cria bolsas sob os olhos, mostra sintomas de desarmonia em Água; se bobear, desenvolve cálculos renais; faz depressões respiratórias   e   problemas de pele; perde o dom da comunicação e se isola para sobreviver. Para proteger Fogo a tradição do bem comer manda tomar um amargo como digestivo, seja do tipo que for: café, chimarrão, chá preto, chá verde, banchá, chá ou extrato de ervas, infusão amarelo-esverdeada de casquinha de limão (que certa condessa italiana pedia gritando “mio canarino!” “mio canarino!” e deixando a tripulação do barco doida atrás do canarinho da Signora Contessa). Valem também extrato de amêndoas, de jurubeba, bitter, etc. Não esquecer as comidas de sabor amargo: jiló, couve, chicória, serralha, catalona, raditi; escarola, folhas de cenoura e por aí afora. Um pouco de amargo estimula todo o sistema de Fogo; excesso descontrola o ritmo do coração e a temperatura dos órgãos, que reclamam. O desejo irresistível de comer um chocolate pode estar ligado à necessidade inconsciente de sabor amargo. Chocolate esgota a energia dos rins e tira o apetite por comida. Quem comete excessos na caixa de bombons e quer mudar isso pode começar a consumir mais verduras e chás amargos, como carqueja, para ver como a coisa muda. Fogo em equilíbrio adora frutos e frutas frescos e suculentos, flores, cores, saladas cruas temperadas só  com limão, vegetais bem variados num refogado leve, folhas azedinhas; gosta de tudo o que é feito com milho   broa, biscoitos, pamonha, curau, canjica; se estiver muito   ardente, você o acalma com maçã ou pequenas quantidades de leite. Sódio e potássio são os minerais de Fogo; deles depende o equilíbrio ácido/básico do organismo e também o do volume de fluidos no corpo.   Participam ainda das funções nervosas e musculares, e o potássio ativa certas enzimas. Os alimentos com maior concentração de sódio são misso, macarrão soba (de trigo sarraceno), sardinha, bacalhau, linguado, leites de cabra e de vaca, folha de beterraba, aipo, ostra, carne magra de cabrito, queijos e carnes; sódio em excesso provoca retenção de líquido e afeta a pressão sanguínea. Os alimentos mais ricos em potássio são tomate, feijões e leguminosas secas, tâmaras, damascos e outras frutas secas, amêndoas, sementes de girassol, alfavaca, salsa, gergelim, amendoim, castanhas-do-pará e de caju, nozes pecãs, folha de beterraba, abacate, banana, broto de bambu, alho, inhame, mariscos, cogumelos, painço, batata inglesa. Tanto a deficiência quanto o excesso de potássio causam fraqueza muscular, confusão mental e apatia.
SOBRE O AMBIENTE
 Tudo o que é solar beneficia Fogo, principalmente tomar sol antes das dez horas da manhã e depois das quatro da tarde. Flores dentro de casa são presenças solares. Fogo aceso também. Contemplar o sol nascendo, fixar nele os olhos e pensar naquilo que você deseja. Costuma dar certo. Contemplar o sol se pondo, fixar nele os olhos e deixar sair o peso do coração, também. Na aurora e no crepúsculo o sol não fere os olhos. A mentalização da luz solar se irradiando do centro do peito ajuda a aquecer o coração, e pode ser enviada para alguém que esteja próximo de você. Um sorriso cheio de sentimento: Fogo. A convivência com pessoas serenamente amorosas é o ideal do coração.
SOBRE OS HORÁRIOS PRIVILEGIADOS
Neste setor temos quatro horários privilegiados. O do coração é de onze horas da manhã à uma da tarde, o do intestino delgado de uma às três; de sete da noite às nove é o período do meridiano de circulação-sexo e de nove às onze o do triploaquecedor. No horário do coração os sintomas externados podem ser risos, verborragia (abundância de palavras inúteis), hiperexcitação, ou seus contrários: tristeza, pesar, sisudez, mutismo. No horário do intestino delgado pode acontecer a confusão de sentimentos, idéias, vontades e emoções, bem como a confusão de sons nos ouvidos, quando se ouve mais não se entende direito; e ainda a sensação de que a comida não desceu bem: gases, barulhos, impressão de cólica. Das sete horas da noite até as nove os sintomas são ligados ao meridiano de circulação-sexo, que protege o coração, cuida da circulação do sangue e das secreções sexuais; é normal que haja um aumento do bem-estar nesse momento, incluindo a boa disposição para o encontro amoroso. Mas pode haver desequilíbrio e a pulsação do sangue ficar muito rápida ou muito lenta, os olhos estarem inquietos e se movendo muito, com as pupilas dilatadas, e haver tremores nos dedos e na língua.   Às nove horas, quando começa o período privilegiado do triploaquecedor, deve aumentar a sensação de conforto que precede o repouso noturno, mas também podem acontecer sensações estranhas de calor ou frio só nos pés, ou só no tronco, ou nos pés e na cabeça, com calafrios ou ondas de suor que trazem um enorme desconforto, e isto revela desequilíbrio.
SOBRE AS EMOÇÕES
O que afeta os processos Fogo é o excesso de prazeres e alegrias, ou, ao contrário, a privação deles; a hiperexcitação das pessoas que gargalham por qualquer coisa, ou o pesar e a amargura das pessoas que lamentam profunda e longamente as perdas naturais da vida. Luto é Fogo recolhido em Água, impedido de viver seus bons sentimentos e ser o habitual portador da alegria. O oposto desse luto é o bufão que morre no meio da gargalhada, o boêmio que tem um enfarte no motel.
SOBRE AS QUALIDADES SUTIS E AS CORES
A qualidade sutil latente no coração é o espírito divino, aquele que se impõe por sua natureza amorosa. Não por coincidência o coração é tão presente nas figuras cristãs, sendo o próprio coração de Maria símbolo do maior poder, e não por acaso as altas figuras do clero reservam para si as cores de Fogo, que são o vermelho e o laranja. Não por acaso Osho, ou Rajneesh, disse a seus discípulos que vestissem os matizes vermelhos, não por coincidência tantos monges vestem o vermelho alaranjado. Todos procuram acentuar em si o espírito divino, trabalhando ou não a transmutação do fluido sexual (Fogo) em fluido espiritual (espírito divino, também Fogo).
SOBRE OS PODERES GARANTIDOS

O poder garantido de Fogo é a tristeza, que nos permite chorar nossas perdas e aprofundar a consciência.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Zusanli




Esse é um dos pontos mais importantes da acupuntura. Há quem diga que o mais importante. Ele serve para uma infinidade de tratamentos. Sua tradução significa Três Distâncias, que pode ter dois significados. O primeiro é em relação a sua posição anatômica, que são três distâncias pessoais (cun) da rótula. A outra tem uma relação com sua função, as três distâncias se referem à tríade Céu/Homem/Terra. Que de uma maneira geral esse ponto promove o equilíbrio do ser nesses três planos.
Efeitos Energéticos:
Regula o estômago, fortalece o baço, transforma a umidade.
Fortalece o qi e o yang, nutre o sangue e o yin.
Tranquiliza o shen.
Torna permeável o canal de energia do Estômago.
No que ele melhora:
Distúrbios do trato gastrointestinal, nos estados de fraqueza, tontura, alergias, estados de inquietação. Transtornos crônicos ou agudos dos órgãos internos. Cefaléia, dor lombar, dor nos joelhos e nos pés. Incontinência urinaria. Intoxicação alimentar. E mais outros tantos melhoramentos...
Digito acupuntura:
Além da estimulação com as agulhas temos várias outras maneiras de atingir esse ponto. Podemos usar a moxa ou então os nossos próprios dedos massageando esse ponto. Há várias técnicas de manipulação manual nos pontos de acupuntura. Aqui vou aconselhar a fazer movimentos circulares por ser de fácil compreensão. Mas pode esfregar, alisar, percutir... O que se deve fazer? Simplesmente massagear por alguns minutos esse pontinho todos os dias. Assim gradualmente perceberá os seus benefícios.
Localização:
3 cun (largura do segundo, terceiro, quarto e quinto dedos das mãos) abaixo do rótula e um dedo lateralmente à margem da tíbia. Podo a mão em cima da rótula, onde o dedo anular tocar.

João Demétrio
REFERÊNCIAS:
Guia prático de acupuntura, Claudia Focks/ Ulrich März
Acupuntura: taoría y práctica, David J. Sussmann

Para quem quiser uma leitura a mais sobre o ponto:
  

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

EQUILIBRANDO-SE NA PRIMAVERA

ACABAMOS DE PASSAR DO ÁPICE DA PRIMAVERA E EU TROUXE ESSE TEXTO RETIRADO DE UM LIVRO MUITO BOM CHAMADO "MANUAL DO GUERREIRO" DE SONIA HIRSCH. ELE NOS TRAZ MUITAS DICAS DE COMO PASSAR POR ESSA ESTAÇÃO COM SAÚDE E CHEGAR BEM NO VERÃO.   

SOBRE A PRIMAVERA

É na primavera que a energia da semente se move em direção ao céu,   gerando   matéria   e   fazendo   aparecer   uma   nova   forma   na superfície da terra. Por isso se diz que a primavera é o começo, a
criação. Na   primavera   a   capacidade   de   realização   do   ser   humano   se exprime através da criatividade. Há uma grande energia sexual no ar, já que primavera é Madeira e o sistema energético do fígado governa   os   genitais.   Se   for   possível   conter   (e   não   esgotar)   a sexualidade   na   primavera,   empregando   esse   impulso   em   outras atividades criativas, o tônus sexual vai se manter firme o ano inteiro. Aqui   o   movimento   impulsivo   da   natureza   precisa   ser   temperado
pelas nossas atitudes. Está lá, no livro do Imperador Amarelo: "As paixões fortes reduzem e exaurem as emanações, ao passo que as paixões comedidas as fortalecem   e   tornam   fecundas.  A  paixão   forte   consome   as   suas emanações,   ao   passo   que   as   emanações   alimentam   um   fogo moderado de desejo. A paixão forte esbanja suas emanações, ao passo que um fogo moderado de desejo engendra vida através das suas emanações.” Tudo o que está em ressonância com Madeira fica mais ativo na primavera, portanto mais sujeito a desequilíbrios - fígado, vesícula, músculos e tendões, olhos, imaginação. E como a primavera é a estação do sabor ácido, ou seja, ele já está no ar, o mestre-cuca reduz o ácido, aumenta o doce para proteger Terra, aumenta o picante que modera Madeira e Nutre Água, e capricha   nos   alimentos   quentes   para   receber   confortavelmente   o calor do verão.

Este é o setor onde a energia vital sobe, cresce, ocupa espaço, procura   abrir   caminho   para   obter   um   lugar   ao   sol   -   exatamente como uma árvore que brota na primavera. Nós   também   somos   árvores:   nossos   pés   as   raízes,   nossos membros os galhos e ramos, nosso tronco o tronco. Madeira fluindo dentro   de   nós   proporciona   flexibilidade   aos   músculos   e   às articulações, de modo que nossa postura seja ereta e possamos nos mover com firmeza. Uma árvore não se curva com facilidade;
firma suas raízes no chão e assim não tomba; pode oscilar sob a pressão   do  vento  e   até  vergar,   mas  dificilmente   quebra.  Quando adulta dá flores e frutos, suas sementes se espalham para produzir novas árvores, e vive então para sempre. Nós   firmamos   os   pés   na   terra,   mantemos   a   postura   ereta   e crescemos durante a vida. Qualquer problema ligado a membros, músculos e articulações mostra desequilíbrio em Madeira, desde um reles mau jeito até uma encrenca na coluna. Tombos, então, nem se
fala: a raiz está fraca, o movimento de cair encontra o chão em vez do céu, o desenvolvimento crescente de Madeira foi sabotado. Os   olhos  são  extremamente  sensíveis  ao  estado  do  fígado  e  da vesícula, portanto do processo Madeira. Quando alguém bebe muito álcool   o   branco   dos   olhos   fica   vermelho,   sinal   de   fígado congestionado;   a   maconha   também   deixa   os   olhos   vermelhos,
porque seu princípio ativo intoxica o fígado; a icterícia e a hepatite, em que há um derrame de bile, aparecem no amarelo dos olhos. Terçóis e pequenas espinhas nas pálpebras indicam sobrecarga na vesícula.   Olhos   coçando,   irritados;   visão   turva;   dificuldade   de suportar   a   luz;   e   até   mesmo   anomalias   óticas,   como   miopia, hipermetropia e especialmente vista cansada, refletem desgaste em
Madeira.  A  chamada   visão   interior   também   é   Madeira.   Com   ela podemos planejar, imaginar, criar, e se quisermos executar o plano a paciência será essencial. Dificuldade de planejar, impaciência e irritação mostram que o fígado e a vesícula não estão exatamente em bom estado. Junto com os olhos vêm as lágrimas, que são a secreção fluida de Madeira.   Lágrimas   contidas,   lágrimas   demais,   desencanto   com   a vida, descrença na própria capacidade de crescimento: desarmonia em Madeira. Alguém que não suporta o vento, ou que adora; tem sensibilidade excessiva a golpes de ar; não suporta a cor verde, ou então tem dezenas   de   roupas   dessa   cor;   cujo   rosto   mostra   um   leve   halo esverdeado;   que   fala   com   a   voz   gritada   e   sente   raiva   com freqüência,   ou   se   irrita   por   qualquer   coisinha;   que   demonstra azedam   ente  suas  frustrações   e   sofre   de   cansaços   prolongados, incluindo ou não dificuldade em manter relações sexuais; que sofre de enxaqueca; alguém cujos tendões inflamam, cujos ligamentos se rompem, cujas costas se curvam, cujos membros se deformam; que entra em pânico, perde a capacidade de julgamento e decisão; tem pensamentos e emoções sem sentido; cujas secreções, sobretudo o suor,   têm   um   cheirinho   fétido,   rançoso   -   esse   alguém   está precisando de cuidados em Madeira.


SOBRE A ALIMENTAÇÃO

O sabor picante tonifica a energia do fígado, o sabor ácido dispersa a energia do fígado, o sabor doce harmoniza a energia do fígado. O sabor pouco ácido tonifica a forma do fígado, o sabor muito ácido e o sabor picante dispersam a forma do fígado. Que   quer   dizer   isso?   Que   o   fígado   tem   uma   forma,   aquela   que quando é do boi se corta em bifes, e uma energia, que governa essa   forma   e   todas   as   outras   formas   ligadas   a   Madeira:   olhos, músculos, paciência, etc.
Quer dizer também que um pouco de sabor ácido é bom para o fígado, um pouco de sabor picante também, e idem idem um pouco de sabor doce. Mas o muito ácido e o muito picante são péssimos.
(Relembrando   o   Aurélio:   tonificar   significa   fortalecer,   revigorar, reforçar, e dispersar significa espalhar, desconcentrar, fazer sair.) O excesso ou a falta de sabor ácido podem.atrapalhar o fígado, a
vesícula e ainda a geração de energia para o coração, fragilizando assim os sentimentos; afetar Terra e o sentido de centramento que Terra dá; permitir que Metal entre dominando e trazendo depressões
que farão a árvore sentir que está caindo. Um dos problemas mais comuns   em   Madeira   vem   de   Metal   -   a   bebida   alcoólica,   que prejudica o fígado. Para proteger o fígado e a árvore biliar através da alimentação é preciso comer coisas de natUreza morna e movimento ascendente, como   os   brotos   e   as   folhas   verdes   miúdas   de   salsa,   coentro, cebolinha, manjericão, orégano; alho-poró e alcachofra (cultivados sem agrotóxicos, pois atraem e eliminam as toxinas do solo assim como as do fígado); algas marinhas, que também desintoxicam e são ricas em minerais; beterraba crua, ralada; maxixe, que limpa;
legumes cozidos no vapor, mingau de aveia (com água, não leite) temperado   com   gersal,   sopa   de   cevadinha   com   cebola   e   aipo (salsão), pão ou biscoitos de trigo integral; chá de dente-de-leão, chá de boldo, chá de picão. Temperar saladas com limão; tomar caldo de algas com misso; usar molho de soja orgânico em vez de sal;   usar   um   pouco   de   iogurte   ou   coalhada   caseiros.   Evitar   as
gorduras   e   comidas   fritas   ou   preparadas   com   muito   óleo;   evitar também o excesso de proteínas, tipo carne no almoço e ovos no jantar.   De   um   modo   geral,   em   benefício   de   todo   o   sistema
energético, as proteínas animais não devem exceder dez a vinte por cento da refeição, num limite de setecentos e cinqüenta gramas por semana. Como   suplementos,   extrato   de   alcachofra   e   levedo   de   cerveja podem   ser   interessantes,   e   comer   fígado   é   bom   para   relaxar   o fígado. Como, minha senhora? Que o fígado vem cheio das toxinas do animal a quem serviu? Bem, o caso é o seguinte - se for comido em pequena quantidade vai ampliar tanto a capacidade do nosso próprio fígado que ele se livrará facilmente de todas as toxinas em volta;   se   não   for   comido;   as   nossas   próprias   toxinas,   inclusive psíquicas,   continuarão   soltas   pelo   sangue.   Pequena   quantidade: cinquenta gramas. 
Cuidado com os temperos fortes. Em doses pequenas estimulam a circulação da energia do fígado, em doses grandes fazem a energia estagnar.Para proteger Madeira através de sais minerais, a indicação é usar
ferro e cobre na medida certa. Ferro é o que se combina com cobre e   proteína   para   criar   hemoglobina,   o   principal   componente   das células vermelhas do sangue. Fica estocado no fígado, no baço e na medula óssea. Carência de ferro é fatal: a pessoa fica anêmica, deixa de crescer e sucumbe ao cansaço. Menstruar faz as mulheres perderem mais ferro que os homens. Agora veja só as grandes fontes naturais de ferro - citando apenas, e   por   ordem   de   quantidade,   as   mais   ricas   que   o   tão   afamado espinafre:   cominho,   curry,   tabine,   semente   de   coentro,   açaí, sementes de abóbora, gergelim, pimenta-do-reino, jaca, farinha de soja,   páprica,   soja,   fígado,   folha   de   aipim,   trigo   em   grão,   feijão comum, feijão-fradinho, sementes de girassol, grão-de-bico, painço, lentilhas, pinhão, misso, tremoços, folha de batata-doce, gengibre em pó, broto de abóbora, queijo de soja, caruru, gema de ovo de
galinha, rim, masnuço, amêndoa, ervilha seca, macarrão soba (de trigo-sarraceno), guando, alfavaca, shoyu, vinagreira, feijão azuki, triguilho,   cevada   em   grão,   dendê,   ovo   de   perua,   jambu,   hortelã, coração,   ovo   de   codorna,   amora,   ovo   de   gansa,   ovo   de   pata, acelga, pão integral, jenipapo, castanha de caju, aveia em flocos, castanha-do-pará,   pirarucu   salgado,   espinafre.   E   cem   gramas   de espinafre têm duas vezes mais do que a mulher precisa de ferro por dia. Quanto ao cobre: fontes riquíssimas são as ostras e o fígado de boi ou carneiro.

SOBRE O AMBIENTE

 Madeira adora um passeio pelos campos verdes, onde possa mover seus membros à vontade e se reimpregnar da energia que lhe é própria. Também se beneficia de ambientes calmos, da convivência
com pessoas alegres e criativas, dos momentos de recolhimento e reflexão. Em épocas de crise, cuidado com o esforço ocular: melhor poupar os olhos, lendo ou concentrando a vista no máximo durante vinte minutos de cada vez.

SOBRE OS HORÁRIOS PRIVILEGIADOS DA ENERGIA

Como o sol, que a cada momento do dia ilumina de forma diferente as partes de uma casa, a recarga energética atua sobre os nossos cinco setores em diferentes horários. Nesses períodos os sintomas
de desequilíbrio melhoram ou pioram.O horário privilegiado da vesícula biliar vai das onze horas da noite
à uma da manhã; o do fígado, da uma às três. O sintoma mais comum de desequilíbrio nessa área é a dificuldade em pegar no sono,   ou   em   dormir   profundamente,   incluindo   ter   pesadelos.   Há
pessoas   que   preferem   exatamente   essas   horas   para   escrever, planejar, fazer relatórios, organizar agendas. Considerando que a área   da   criatividade   e   da   imaginação   está   justamente   sendo
recarregada, alguém com deficiência de energia em Madeira teria mesmo mais facilidade para criar neste momento, enquanto alguém com excesso de energia ficaria tão elétrico que não poderia relaxar
para dormir.


SOBRE AS CORES


Verde, verde-azul e violeta são as cores de Madeira. Aparecem nas preferências pessoais (roupas, objetos, decoração da casa, cor do carro,   lugares   de   lazer,   comidas)   e   emanam   da   pele   quando   há
desequilíbrio.
SOBRE AS EMOÇÕES


Um ataque de raiva contra o maldito motorista de ônibus que quase jogou o carro da gente para fora da estrada pode fazer mais mal ao fígado do que três dias de bebedeira. Raiva, irritação, intolerância, mau humor, tudo o que se puder contrapor à idéia de paciência fere   os   processos   Madeira:   contrai   o   fígado,   a   vesícula,   os músculos,   o   cenho,   a   imaginação.   Entretanto,   a   raiva   contida também faz mal. Que fazer? Parâmetro de equilíbrio: dá e passa. Se der pra extravasar num palavrão só, pra que cinco? Sentimentos fortes de frustração e apatia ou dificuldade prolongada de criar saídas para uma situação desconfortável são igualmente nocivos. A criatividade é um atributo normal em todas as pessoas; quem a tem em excesso precisa administrar, quem é pouco criativo precisa desenvolver.


SOBRE AS QUALIDADES SUTIS

As faculdades espirituais são a qualidade sutil latente no fígado, e podem ser vistas como a nossa capacidade de lançar antenas no espaço e sintonizar freqüências especiais. Tudo o que é Madeira tem movimento ascendente; quando falamos em elevar os pensamentos estamos propondo o uso concentrado
dessa capacidade energética. Mais uma vez aparece aqui a ligação entre o fígado e os olhos. O povo diz que os olhos são a janeIa da alma; os chineses, que a morada da alma é o fígado.


SOBRE OS PODERES GARANTIDOS


Madeira   em   harmonia   garante   a   capacidade   de   coordenação   e controle  em  situações  críticas:   não  deixa  você  entrar  em  pânico, desmaiar, enfiar a cara na parede ou o carro no poste, coisas assim. Desorientação,   desânimo   diante   de   dificuldades   e   surtos   de desordem motora mostram desarmonia.