Páginas

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Zusanli




Esse é um dos pontos mais importantes da acupuntura. Há quem diga que o mais importante. Ele serve para uma infinidade de tratamentos. Sua tradução significa Três Distâncias, que pode ter dois significados. O primeiro é em relação a sua posição anatômica, que são três distâncias pessoais (cun) da rótula. A outra tem uma relação com sua função, as três distâncias se referem à tríade Céu/Homem/Terra. Que de uma maneira geral esse ponto promove o equilíbrio do ser nesses três planos.
Efeitos Energéticos:
Regula o estômago, fortalece o baço, transforma a umidade.
Fortalece o qi e o yang, nutre o sangue e o yin.
Tranquiliza o shen.
Torna permeável o canal de energia do Estômago.
No que ele melhora:
Distúrbios do trato gastrointestinal, nos estados de fraqueza, tontura, alergias, estados de inquietação. Transtornos crônicos ou agudos dos órgãos internos. Cefaléia, dor lombar, dor nos joelhos e nos pés. Incontinência urinaria. Intoxicação alimentar. E mais outros tantos melhoramentos...
Digito acupuntura:
Além da estimulação com as agulhas temos várias outras maneiras de atingir esse ponto. Podemos usar a moxa ou então os nossos próprios dedos massageando esse ponto. Há várias técnicas de manipulação manual nos pontos de acupuntura. Aqui vou aconselhar a fazer movimentos circulares por ser de fácil compreensão. Mas pode esfregar, alisar, percutir... O que se deve fazer? Simplesmente massagear por alguns minutos esse pontinho todos os dias. Assim gradualmente perceberá os seus benefícios.
Localização:
3 cun (largura do segundo, terceiro, quarto e quinto dedos das mãos) abaixo do rótula e um dedo lateralmente à margem da tíbia. Podo a mão em cima da rótula, onde o dedo anular tocar.

João Demétrio
REFERÊNCIAS:
Guia prático de acupuntura, Claudia Focks/ Ulrich März
Acupuntura: taoría y práctica, David J. Sussmann

Para quem quiser uma leitura a mais sobre o ponto:
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário