Dit Da Jow (Cantonês) ou Tieh Ta Chiao (Mandarim) significado “Vinho Tiro e Queda” (ou ungüento), se traduzirmos o termo literalmente. O Jow, como geralmente se refere, pode ser classificado em dois tipos: Han Dit Da Jow (frio) e Rei Dit Da Jow (quente).
O Jow quente é realmente aquecido para situações que requerem muita circulação, fluxo de sangue e drenagem linfática em uma área – como com a palma de ferro, onde o treinamento está constantemente magoando a pele, ossos, músculos e tecidos conjuntivos da mão e do braço, para ficarem mais duros e mais fortes, enquanto tenta manter os pontos de acupuntura na mão aberto de forma que você ao mesmo tempo possa projetar energia pela mão (Pericárdio 8 ou Coração 8 – observe-os em qualquer livro de acupuntura se você não estiver familiarizado com estes dois pontos).
O Jow frio é usado como um ungüento para ferimentos de propósitos gerais, quando houver dúvidas sobre o tipo de dano recebido e logo após o ocorrido. Suas propriedades são semelhantes ao Jow quente, exceto:
• não é aquecido,
• as ervas usadas são diferentes e,
• promover a dissolução de sangue estagnado, linfa e circulação de chi.
Ambos os tipos são esfregados na pele antes e depois de um treinamento, para melhores resultados. Deve se manter em mente que todo o segredo do Jow, está na fricção. Apenas a manipulação do tecido macio promoverá muitas das qualidades curativas sem o Jow, entretanto ele acelera o tempo curativo e previne a drenagem imprópria e problemas de estagnação.
Usa ervas chinesas comuns que são a maior parte fáceis de encontrar em catálogos de ervas ou lojas herbárias se houver um bairro ou comunidade chinesa perto de você (mas caso não consiga as ervas chinesas, utilize ervas brasileiras ou americanas com propriedades cicatrizantes).
1.Erva de Santa Maria 2.Barbatimão 3.Timbassiba 4.Didal 5.Arnica 6.Confrei 7.Cravo da índia 8.Bássimo 9.Cavalinha 10.Aroeira 11.Assa peixe ou mata campo 12.Malva 13.Sálvia 14.Sabugueiro 15.Beladona 16.Balsamo 17.Gengibre 18.1/8 xícara de óleo de pimenta-de-caiena 19.Feno-grego 20.Orelha de Urso 21.Bardana 22.Nogueira 23.Tanchagem 24.Babosa 25.Calêndula 26.Dente de leão 27.Erva de são João 28.Guaco 29.Garra do diabo 30.Guaça tonga 31.Bolsa de pastor 32.Óleo de Gualtéria (Gaultheria procumbens – O óleo é feito colocando um pouco dessa erva no azeite de oliva e fervendo por alguns minutos) 33.Cânfora 34.Artemísia 35.Borneol 36.Unha de gato 37.Mirra 38.Musk 39.Sete sangrias 40. Noz (Juglans Nigra) 41.Corobinha 42.Espinheira sant 43.Erva baleeira 44.Urtiga dióica 45.Ipê roxo 46.Mentruz 47.Própolis 48.Catechu 49.Alfazema 50.Óleo de eucalipto 51.Gergelim 52.Ginseng 53.Alfavaca 54.Alcachofra 55.Cinnabar 56.Cirsium 57.Pinellia 58.Camomila 59.Licopódio 60.Alecrim
Use 30 gramas de cada erva, verta-os em um jarro de vidro (ou misture tudo na garrafa de álcool (vodca, conhaque, vinho ou gim) – todas as ervas devem ter sido moídas ou estarem diminuídas o bastante para passar pelo gargalo). Deixe em um lugar escuro, mexendo ocasionalmente, e após um determinado período de tempo estará pronto para usar. Quanto mais tempo deixar essa mistura macerando no escuro, melhor serão seus efeitos de cura.
Classicamente quando você faz o Jow, ele deve ser enterrado por um período estendido de tempo antes de estar pronto para ser usado. Não havia nenhum argumento mágico ou místico por detrás disso. A luz solar e o calor oxidam as ervas e alteram suas propriedades químicas, lembrando que se fazia ao redor do ano 1700, onde você iria guardar esta matéria-prima quando você precisar de escuridão fria e um lugar seco? E o que você usa para fermentar e envelhecer sua mistura herbária para extrair os princípios ativos das ervas? Álcool. Isso é por que um Whískey de 100 anos é considerado tão bom.
Se você deseja ter as ervas bem saturadas, verta a mistura em um recipiente de cor escuro e coloque-o em um armário onde não seja muito quente, e periodicamente sacuda o ungüento algumas vezes durante a semana. Você deve notar que se fizer deste modo tradicional, então as ervas devem ser moídas, e não em pó. E quanto mais tempo elas fiquem na garrafa, mais forte o Jow se tornará. Esta é a razão pela qual muitos mestres de Kung Fu tradicional ou classicamente treinados não compram o Jow em lojas, mas preferem fazer o seu próprio. O Jow comprado em loja, nunca tem em seu fundo um “depósito” de ervas que são usadas em sua confecção.
O praticante de Kung Fu, e em especial do estilo Shaolin, normalmente precisa de Jow nas mãos, antebraços e em outras partes do corpo dependendo do tipo de treinamento em Qigong (Chi Kung) Marcial. As primeiras vezes em que você tentar socar com as últimas três juntas das mãos, os vasos sanguíneos normalmente são rompidos entre as duas últimas juntas. O Jow deve ser aplicado entre as juntas antes e depois do treino com o saco de esferas de ferro. Uma razão muito importante para isto é porque dois pontos de acupuntura muito poderosos residem nesses dois vales e são responsáveis pelo sistema hormonal e intestino delgado.
Com qualquer tipo de contusão ou estagnação de sangue, podem acontecer problemas na circulação e na saúde em geral. Ao fazer qualquer trabalho prolongado com o antebraço, onde contusões podem acontecer, o Jow precisa ser aplicado nos mesmos. É importante que o Jow não seja esfregado em feridas abertas, seja bebido ou aplicado nos olhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário