Páginas

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A PERCEPÇÃO DO MODELO HOLÍSTICO DA REALIDADE

" A Mudança da concepção mecanicista para a concepção holística da realidade é como o resultado de uma transformação de dimensões inéditas"

"Fritjof Capra"



A mudança da consepção mecanicista para a holística, deriva da palavra grega Holos que significa julgar uma coisa pela inter-relação funcional de todas as partes. Em essência, o paradigma completo oferece um modelo dinâmico de ver e considerar tudo como um todo orgânico. A deficição no dicionário de "todo" inclui os conceitos de: o que contém todas as partes componentes, não dispersas, mas unificadas e restauradas, saudáveis e curadas.

Ao aplicar princípios de totalidade em sua vida diária, você começará a desenvolver uma perspectiva que aumenta sua sensibilidade interior para todo o teu ser FÍSICO - EMOCIONAL - MENTAL - ESPIRITUAL. Da mesma forma, no processo de mudar a sua visão para um conceito de totalidade, você poderá ver a si mesmo com clareza nas suas relações externas com outras pessoas ou com o seu meio ambiente.

Ao mudar para um conceito holístico, você estará se expandindo para uma consciência que afetará profundamente todo o seu processo de viver. Estará se abrindo para vastos "insights" e para um novo sentido de confiança no derenrolar de seu curso de vida. A perspectiva da totalidade muda a sua visão para inclusiva em vez de exclusiva, expande ao invés de restringir, é esférica em vez de quadrada, e permite-lhe ver o modelo completo, colocando as peças em perspctiva, em relação umas as outras, em vez de partes isoladas, sem ligação alguma.

"Com o modelo holístico, você poderá ver e intuir, a interligação de todas as coisas. Você pode ver o fluxo natural de energia"

Na busca pessoal do Eu Interior, a jornada geralmente começa com formas externas movendo-se para níveis internos de conhecimento e experiências. Assim começaremos com os conceitos de saúde total que, automaticamente, com a nova visão holística, passaremos a considerar Saúde como princípios que se aplicam à dimensões física do nosso ser, bem como aos nossos aspectos emocionais, mentais e espirituais.

O Princípio total para a sua vida, significa olhar para todas as partes em conjunto e também para aquela que mantem a harmonia entre as partes. " O que mantém a harmonia, falando de uma maneira total, é que além das nossas experiências físicas, emocionais, ou mentais, a vida consiste de uma essência chamada de "DIMENSÃO ESPIRITUAL" que todo mundo possui e é.

Se invertermos a nossa maneira de pensar em relação a nossa existência aqui neste plano terrestre, veremos que sempre fomos e sempre seremos "ESPÍRITO", mas que neste exato momento estamos vivenciando uma experiência terrestre, enquanto nossos outros corpos estão trabalhando e se desenvolvendo em outros níveis de consciência, pois somos seres multi-dimencionais.

Ao usar os princípios da totalidade referentes à sua saúde, você estará mudando seu paradgma, isto é, de um modelo mecanicista para um modelo sobre o todo. A visão mecanicista da saúde como da medicina moderna ocidental, encara o corpo como uma máquina com partes a serem tratadas separadamente. A ênfase é no corpo físico com pouca ou nenhuma atenção às novas dimensões emocionais, mentais e espirituais.

O Princípio mecanicista não está errado porque reconhece uma necessidade de se tratar uma parte física ferida ou doente, mas tende a excluir a verdade maior de que:

*
Toda a parte do nosso ser devem ser ativada no processo de cura ou no processo de manter o bem estar positívo e holístico.

Cabe salientar uma verdade neste momento, para que estes processos de cura possam ser ativados e trabalhados em conjunto com o corpo físico, todos devem procurar profissionais devidamente preparados para trabalharem este conceito integrada de cura. Estes profissionais são conhecidos como Terapeutas Holísticos e atuam em diverssos segmentos e tratamentos alternativos, que são em sua essência mais integrados do que a própria medicina tradicional ocidental.

O princípio mecanisista tende a tratar os sintomas, enquanto que o princípio da totalidade procura modelos recorrentes. Sintomas e causas são tratados, examinados, e o indivíduo no caso, tem uma oportunidade de crescer nos muitos níveis do seu ser.

Manifestações de doença, dor e outros sinais de infelicidade são encarados como informações importantes sobre conflitos, desequilíbrios no uso da energia, e desarmonia dos elementos dentro da pessoa. A doença em qualquer nível do seu ser é vista como um processo para expandir sua consciência, aumentando sua sensibilidade para campos de energia interligados da dinâmica Corpo - Emocões - Mente - Espírito.

No modelo mecanicista de curar, a ênfase está principalmente na habilidade de uma outra pessoa em curá-lo. Você deve ter aprendido quando criança, que toda vez que você ficasse doente, arrasado, ou de alguma maneira não estivesse bem fisicamente, deveria passar a outra pessoa o seu poder ou responsabilidade de se curar.

Novamente, a técnica mecanicista não está errada em sua afirmação de que outras pessoas podem ajudá-lo. Este aspecto é muito importante de ser comentado neste instante, pois esta atitude esta intrinsecamente ligada a humildade interior e maturidade emocional e espiritual, pois no desabrochar de uma Nova Era não caminhamos sós, pedimos sim auxílio para pessoas mais experientes.

Em contraste o modelo holístico tem como um de seus pilares básicos o conceito de que você assume a responsabilidade do seu processo de cura e manutanção de saúde. A afirmação é de que como um indivíduo vivo e ativo, você realmente tem certos controles fundamentais e significativos sobre sua vida, você pode fazer escolhas inteligentes para você mesmo, e tem o poder, dentro de você mesmo, para restaurar e manter a sua saúde.

O Modelo Holístico atribui à responsabilidade de bem estar para o indivíduo e desta forma apresenta-lhe a oportunidade de compreender que nas maneiras mais essenciais você é responsável por sua vida!. Ao mudar a sua Consciência pessoal para um modelo holístico, você não estaria eliminando procurar assitência e orientação dos outros. Mas os relacionamentos entre você e as outras pessoas seria de interação, apoio e inter-relacionamento em vez de dependência, fraqueza e desânimo.

Ao mudar do modelo mecanicista para o modelo holístico, você precisará selecionar instrumentos que são inerentemente designados para expandir a consciência em todos os níveis de seu ser. Técnicas que ativam e promovem a integração da dinâmica, corpo - mente - espírito.

A Técnicas de formação de Curadores que disponibilizo é uma das ferramentas pelas quais você pode adquirir os instrumentos necessários para este seu processo de cura integrada.
FÁBIO CACURI

Nenhum comentário:

Postar um comentário